sexta, 11 de janeiro de 2019 - 16:53h
Dia D de combate ao mosquito e alerta à população para ações de prevenção no Município.
Dia D de combate ao mosquito no Município.
Foto: Jhosep freitas

Nesta sexta-feira (11), das 08h às 12h, a Prefeitura de Laranjal do Jari por meio da Secretária Municipal de Saúde promoveu o Dia D de combate ao Mosquito no bairro do Agreste. A estratégia que acontece em todo o país e faz parte das ações do município. Faça sua parte. Com ações simples podemos combater o mosquito”, tem o objetivo de mobilizar a população no enfrentamento dos focos do inseto que transmite a dengue, a chinkungunya e o zika vírus.

Durante a ação, os agentes de combate às endemias realizarão trabalho de contingência como inspeções, em residências, terrenos que apresentam maior vulnerabilidade para infestação do mosquito. Os profissionais de saúde também prestam orientações aos moradores, da eliminação e tratamento (com larvicida) dos focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O combate contra o mosquito irá se intensificar em todos os bairros da cidade obedecendo ao cronograma da Secretária Municipal de Saúde por meio do departamento de Vigilância em saúde especialmente com a chegada das chuvas, período favorável à sua proliferação.

“Esteja atento às garrafas, pneus ou qualquer reservatório que possa acumular água. Coloque areia nos vasos de plantas, fure pneus velhos, mantenha latas e garrafas embocadas para baixo, retire folhas e galhos das calhas, verifique sua caixa d’água e vede sacos de lixo. A prevenção é a melhor maneira de combater o mosquito”. Resaltou o coordenador da Atenção Básica Epidemiologia e Imunização Guilherme Almeida,

Acabar com os criadouros do mosquito é um desafio coletivo.