quarta, 08 de maio de 2019 - 15:47h
Prefeitura lança Campanha de combate ao abuso e a exploração sexual contra criança e adolescente.
Combate ao abuso e a exploração sexual contra criança e adolescente.

Foi lançada nesta terça-feira, 07, em Laranjal do Jari, a Campanha Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o tema “ DIGA NÃO AO ABUSO E VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ”. O evento da Prefeitura de Laranjal do Jari, por Meio das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, na Quadra da Praça Central João da Silva Nery e reuniu representantes de todos os Sistemas de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do município.

A proposta da nova campanha é chamar a atenção da população para os sinais que crianças e adolescentes exibem quando são vítimas de violência sexual, ressaltando a importância de não se omitir ao notar esses sinais. A campanha irá reforçar o chamado ao público para que denuncie os casos ao Disque 100, que é a central de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos do Governo Federal.

Na cerimonia de abertura da campanha houve uma apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- Dramatização Musical “Diga Não” e apresentação do Instituto Sá Cristo- Peça Teatral “Conte Sempre” A Assistente Social da SMAS, Samira Loureiro- . fez uma apresentação das atividades da Campanha e a Promotora Samile Simões Alcolumbre Palestrou em alusão a campanha.

O prefeito Márcio Serrão antes do seu pronunciamento sancionou a lei municipal 840/2019 ."Institui o mês de maio como mês de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes", aprovada pelo poder legislativo Municipal.

A campanha, de acordo com o prefeito Márcio Serrão, pretende conscientizar e mobilizar a sociedade em geral deste grave problema. “Queremos que a sociedade denuncie os agressores. Não tenham vergonha de denunciar esse crime, pois geralmente as vítimas são muito ameaçadas. Procurem a rede de proteção, e façam suas denúncias, não tenham medo de falar sobre o assunto”, orientou.

As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no conselho tutelar mais próximo (96) 99171 9223, na Delegacia, pelo 190 e no Disque Denúncia Nacional – Disque 100, um serviço de utilidade pública, que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas.

18 de maio
Em 2000, o dia 18 de maio, foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o caso da menina Araceli, de 8 anos de idade, que foi cruelmente assassinada após ter sido violentada em Vitória (ES).

Participaram da abertura da Campanha, O prefeito Márcio Serrão, A adolescente Bianca do Carmo representante do núcleo de adolescentes (NUCA), Os Vereadores Walcimar Fonseca, Vera da Farmácia, Donato Silva, Juiz de Direito Dr: Zeeber Lopes Ferreira, a Promotora do Ministério Público Dra: Samile Simões Alcolumbre de Brito, a Secretária de Assistência Social Bia Pombo, A Secretária de Educação, Tanira do Socorro Costa Barbosa, A Presidente do Conselho Tutelar Kátia Samara, a Repre. do (CMDCA), Anadilza Furtado, Repres. da (REAJA) Josinete de Jesus, Secretários Municipais, Diretores, Servidores Públicos, Além da comunidade Escolar, professores, Diretores, Alunos e comunidade em geral.

Tempo de Reconstruir

ANEXOS
NOME DO ARQUIVO

R. Emílio Médici, 2093, Laranjal do Jari - AP, CEP 68920-000 - (96) 9911-7768 - contato@laranjaldojari.ap.gov.br